Inicialmente é considerável dizer que um site é a representação virtual da sua empresa na internet e, através dele é possível divulgar e até mesmo negociar os seus produtos e serviços, uma vez que esse ambiente web funciona como um primeiro canal de contato entre o seu negócio e possíveis clientes.
Se você deseja saber mais sobre essa ferramenta poderosa fique por aqui.
1. Definição de objetivo
Estabeleça qual é o objetivo principal do site para a sua empresa e, delegue a pessoa responsável por fornecer os conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto e que consequentemente consolidará as aprovações. Feito isso, a comunicação com os desenvolvedores será muito mais fluida e a execução do projeto acontecerá forma ágil.
2. Registro de domínio e hospedagem
Registrar o domínio (endereço virtual) é algo fundamental para manter seu site disponível na internet. Para isso, você precisará escolher uma URL e verificar a disponibilidade de compra para uso do mesmo. Feita a compra do domínio, é importante frisar que os custos com a renovação do registro são anuais. Além disso, é importante contratar um serviço de hospedagem, que nada mais é do que um local para armazenar todos os dados do seu site de forma segura e disponibiliza na internet, fazendo com que o seu site esteja sempre no ar. Já os custos com a hospedagem são mensais.
Existem alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher o servidor de hospedagem, pois você não irá querer deixar o site vulnerável a invasões. Depois, verifique com o profissional responsável pelo desenvolvimento do seu site se todos os recursos para a estabilidade do mesmo estão sendo utilizados e garanta que o plano contratado para a hospedagem realmente irá atender as necessidades do seu negócio online.
No quesito segurança é importante verificar com a empresa a qual se pretende contratar se o plano que é ofertado possui sistema de backup das informações do site e se existe algum plano de segurança para caso haja alguma tentativa de invasão ou existência de algum vírus. E por fim, mas não menos importante, o que se deseja é que o site seja um sucesso e obtenha vários acessos, porém, você tem que saber que quanto maior o acesso mais recursos serão necessários para manter o site disponível, portanto, é bom verificar quanto a mais você terá que pagar para suprir as necessidades da expansão.
3. Características indispensáveis
É muito importante ter um site bem estruturado, isso dará maior credibilidade a imagem da sua empresa, destacando-a e alcançando mais pessoas. Para ficar mais claro, veja todas características indispensáveis que devem aparecer em seu site.
- Página inicial: Também chamada de home, deve ser algo atrativo para que se consiga ganhar a atenção do usuário e o mesmo possa entender do que se trata o site e além disso crie uma certa curiosidade em navegar por todo o site. De maneira geral, não se deve carregar de informações com inúmeras imagens e textos, pois pode tornar a experiência do usuário confusa e com isso não atingir o objetivo do site.
- Sobre a empresa:
- Esse é o momento de contar um pouco mais sobre a sua empresa, então é interessante que conste a missão, os valores e principalmente a história da empresa. É importante que a leitura destes textos não seja cansativa para que o usuário crie uma conexão com o que está lendo, por isso, de uma forma atrativa conte na área da história um pouco sobre todo o percurso que foi percorrido até os dias atuais, exponha momentos de êxito ou que de alguma maneira foi marcante. Já para a missão e valores é relevante que mostre o propósito da empresa, portanto, a sua identidade.
- Serviços / Produtos: Um espaço é reservado para apresentar, informar e especificar os serviços e produtos ofertados pela sua empresa. Importante lembrar que as descrições não devem ser muito longas, mas sim objetivas. Contudo, se de fato a quantidade de serviços / produtos forem extensas é interessante elaborar um documento PDF para download contendo as informações completas para incentivar a decisão dos usuários.
- Clientes:
- Tenha uma área especial para mostrar as marcas dos seus principais clientes. Desse modo, o usuário que visitar sua página terá mais confiança quanto a sua empresa.
- Cases de sucesso: Exponha nesse espaço os projetos bem sucedidos, as campanhas executadas e até mesmo prêmios conquistados pela sua empresa. Imagine que aqui você irá mostrar para o público a boa reputação da sua marca no mercado.
- Contato:
- Mostre ao público que a sua empresa está preparada para atende-lo ou informe os meios que ele pode te encontrar. Na área de contato você pode incluir um formulário de contato via e-mail, telefone, chat, endereço físico, além de uma página de FAQ e SAC.
4. Conteúdo
Site com um conteúdo bem trabalhado significa que a probabilidade de o usuário permanecer mais tempo em seu site e se tornar um cliente é aumentada. Imagine que existem diversos outros sites no mundo digital e, se você não criar e oferecer um conteúdo bem feito, utilizando as técnicas certas de SEO para o seu negócio, ele fechará a janela do seu site e irá buscar outro.
Vale ressaltar que uma das principais causas de atraso na entrega de site é a demora ou falta de textos e imagens adequadas para o layout.
5. Sistema de gerenciamento
Pense assim: toda casa precisa de pequenos reparos e manutenção para se adaptar as mudanças do tempo e isso não é diferente do que acontece com um site. Então, certifique-se que seu site será construído em um gerenciador de conteúdo simples e de fácil manuseio. Assim você atualizará os conteúdos do seu site sem depender de um programador.
Buscando sempre a boa experiência dos nossos clientes, nós da DMD2 atuamos com a plataforma de gerenciamento mais utilizada no mundo digital (WordPress).
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que será um prazer te atender!